sexta-feira, 24 de junho de 2016

HISTÓRIA DA LITERATURA




Olá leitores !!!
Estão prontos para começar com os estudos ?!? Para acompanhar diversas resenhas das leituras obrigatórias de Vestibulares e do Enem ?!

Para darmos início à essas leituras, achei interessante começar compartilhando com vocês nos primeiros posts sobre a história da literatura, trazendo curiosidades de como surgiu, fazendo assim uma viagem desde as origens, passando por todos os Movimentos Literários até chegarmos aos nossos dias. São milhares de anos e produções de diversos gêneros. Muito se perdeu com o desgaste do tempo. 

Sabe-se que a Literatura não nasce junto com o surgimento da escrita, mas quando o homem começa a se expressar artisticamente, valorizando a estética do texto. O que temos como primeiras produções que permaneceram foram:  O poema de Gilgamesh datado de 2.000 a.C na Mesopotâmia (atual Iraque), escrito em 12 placas de argila em escrita cuneiforme em 300 versos, relata as aventuras do Rei Gilgamesh para desvendar os mistérios da morte; e O livro dos mortos em 250 a.C no Egito Antigo, escrito em rolos de papiro, costumavam colocar nos túmulos junto com as múmias para ajudar na passagem, trata-se de uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações e hinos de diversos autores.


 


Na Grécia, tem-se destaque para: a Ilíada escrita por Homero, constituída por 15.693 versos em hexâmetro datílico, a forma tradicional da poesia épica grega. Foi composta por uma mistura de dialetos, com origem na tradição oral da época micênica, só muito mais tarde os versos foram compilados numa versão escrita, no século VI a.C. em Atenas. E Odisséia (fim do séc. VIII a.C), é a continuação do anterior, o poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses), como herói da Guerra de Troia.



Existiam também produções na forma oral que só muito tempo depois foram publicadas, foi o caso de : Rig Veda no século II a.C na Índia (hinos, rituais e oferendas às divindades), e o Pentateuco de 5 livros da Bíblia (chamado também de Torá) são ensinamentos e Leis religiosas.  




Durante a Idade Média, destaca-se especialmente as hagiografias, que eram uma espécie de biografia dos santos, que consiste na descrição da vida de algum santo, beato e servos de Deus proclamados por algumas igrejas cristãs, sobretudo pela Igreja Católica, pela sua vida e pela prática de virtudes heroicas. Na literatura latina, Prudêncio com os Contos alegóricos. Literatura Vernácula, poesia e canções de gesta. E na literatura árabe, os Contos das 1001 noites, complicações de contos populares.





O que percebemos, é uma evolução na escrita, no surgimento de novos gêneros literários, nas novas formas de expressões dos povos. Continuaremos nos próximos posts tratando sobre a os diversos temas sobre literatura e os Movimentos literários que marcam nossa língua portuguesa. Iniciaremos com o primeiro Movimento: Trovadorismo.




0 comentários:

Postar um comentário

ONLINE